quarta-feira, 29 de julho de 2009

Festas de Verão Fortios / 2009




Pelas fronteiras, os nossos emigrantes trazem a saudade na sua bagagem.
Saudade da sua terra, saudade das sua gentes, saudade das suas Festas.
Percorrem milhares de km para voltarem à terra que os viu nascer, a sua homenagem aos entes perdidos, o abraçar à sua velha mãe, calcorrear as ruas da sua infância.
Ver a casa dos seus sonhos, erguer-se pintadinha de branco, um belo jardim fronteiro, uma fonte e um leão com o mundo a seus pés, mesmo ali no portão, contrastando com as construções antigas de pedra sobre pedra, com uma lareira a um canto onde ali, no pote, se coziam as batatas, as cenouras, os nabos e como sabia tão bem aquele cheirinho.
A carne no fumeiro, os chouriços, os presuntos pendurados na trave da velha casa.
Já não há cheiros como os da nossa infância.
O carrão a fazer uma “vistaça” junto à vizinhança, sabem os deuses quantas canseiras, quantos sacrifícios, quantas horas de labuta, mas ali está ele para justificar o abandono da terra que o viu nascer pois aqui os dias são duros, o dinheiro curto e sonhos não concretizados.
No próximo mês de Agosto, na Aldeia dos Fortios, ali no largo, perto do coreto, tudo fica engalanado, a música puxa para dar um pé de dança e é vê-los bailar a música que o povo gosta.
A procissão sai, os anjinhos de braços abertos pedem aos céus que no próximo ano estes filhos da terra voltem de novo e de novo volte a haver... Festa na Aldeia.
As Festas em honra de S. Domingos na "Aldeia dos Fortios" é uma organização do Grupo Desportivo de Fortios.





Atenção

O administrador deste blog, informa, que para ver e ler o programa basta clicar sobre a foto.