O Festival de Folclore, anualmente organizado pelo Rancho Folclórico de Fortios, marcou já a sua posição entre os eventos culturais de primeira grandeza no Concelho de Portalegre.
Este certame, reuniu entre os dias 04 e 09 de Julho, 7 grupos, num total de 300/400 participantes, entre músicos, bailadores e figurantes, que coloriram a nossa terra, com a riqueza das suas tradições, promovendo a amizade entre todos os intervenientes, com usos e costumes distintos.
O Festival estendeu-se aos concelhos vizinhos, no dia 6 de Julho o Folklore Group "SAIME" da Letónia e o Folklorny Subor L'UBOVÑAN da Eslováquia estiveram em Arronches.
Os clip's de video poderão ser vistos em:
http://www.youtube.com/watch?v=rqOc3e2-2V4
http://www.youtube.com/watch?v=Lf0fq-tavXo
No dia 8 de Julho pelas 18.00 horas estiveram em Póvoa e Meadas e pelas 22.00 horas estiveram em Castelo de Vide onde se encerrou o Maior Festival Internacional de Folclore do Alentejo.
Os clip's de video poderão ser vistos em:
http://www.youtube.com/watch?v=VjeOpdeRicA
O Rancho Folclórico de Fortios no dia 07 de Julho, convidou o Folklore Group "SAIME" da Letónia e o Folklorny Subor L'UBOVÑAN da Eslováquia a visitar a coudelaria de Alter Real, em Alter do Chão.
A Antiga Coudelaria Real, é uma das instituições mais importantes para a divulgação do nome de Alter do Chão. Fundada no reinado de D. João V em 1748, para produção de cavalos, para a Picaria Real.
Oriundo da Coudelaria de Alter era o famoso cavalo "Gentil", modelo de cavalo da estátua de D. José no Terreiro do Paço em Lisboa.
A Coudelaria viveu um período de apogeu até à primeira década do século XIX, seguindo-se uma fase de períodos conturbados.
Em 1942, englobada a Coudelaria numa Estação de Fomento Pecuário e com a intervenção do Dr.- Rui de Andrade, inicia-se a recuperação do Cavalo Lusitano, Ferro Alter Real.
Hoje, a continuidade do Cavalo Alter está assegurada.
A homogeneidade da éguada é notória e as características como Cavalo de Alta Escola são exibidas pela Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Aqui vos deixo algumas das fotos que fazem parte do "Albúm de Recordações" do Rancho Folclórico de Fortios.