quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ALDEIA DOS FORTIOS - Memória Histórica







É uma ousadia investigar a história de uma pequena aldeia do interior alentejano S. Domingos dos Fortios. Sem triunfalismo despropositado, eu quis ousar, na convicção de que só admiramos o que conhecemos e na medida em que o conhecemos. Dou a conhecer, para admirarmos, o que muitos, no passado, mas também no presente, fizeram e fazem por nós. Se dos francos não reza a história, que tem história é porque foi e/ ou é forte. A história enche de orgulho e de estímulo quem a fez e quem lhe sucede e, por isso, também fortalece. É sempre rica e encantadora a história das pessoas simples. Importa conhecer as nossas raízes, porque foi atravéz destas, por mais velhas e carcomidas que estejam, que a seiva da vida chegou até nós.

In "Bonifácio Bernardo" - Aldeia dos Fortios



Para comprar o livro contacte o autor:
Bonifácio dos Santos Bernardo
Telemóvel: 938 490 015
Rua D. Agostinho de Moura (Seminário)
7300-120 Portalegre




O lançamento do livro " Aldeia dos Fortios" ocorreu na Biblioteca Municipal de Portalegre, no dia 24 de Janeiro de 2009, pelas: 16h30.


“Aldeia dos Fortios - Memória Histórica”


Na Biblioteca Municipal de Portalegre ficou provado que a vida de um Pároco vai muito para além da sua missão ao serviço da Igreja, e pode perfeitamente dar o seu contributo valioso para o preservar da história e memória de uma terra, dos seus costumes e tradições ou origens, e sobretudo das suas gentes.

Este conceito surge no âmbito do trabalho meticuloso de recolha e pesquisa feito pelo Cónego Bonifácio Bernardo na Freguesia dos Fortios, agora publicado em livro, a capa com a foto da matriz, a Igreja, contém mais de 600 páginas o que desde logo indica a sua dimensão. “Aldeia dos Fortios - Memória Histórica” é o título desta obra do Cónego Bonifácio Bernardo, cuja responsabilidade gráfica foi das Edições Colibri, mais uma vez com grande disponibilidade para esta Região. E se para haver leitores tem de haver público, o Cónego Bonifácio Bernardo teve a sala cheia, momentos musicais como complemento, e terá interiorizado que valeu a pena este esforço numa localidade onde serviu a Igreja e a comunidade durante vinte e dois anos.


Dr. José Polainas:
“Compromisso cumprido”

Na sessão de apresentação do livro, o Vereador da Cultura do Município de Portalegre, Dr. José Polainas, observou que estava satisfeito por ter surgido esta publicação sobre a Freguesia dos Fortios, depois de algumas anos passados com algumas complicações. Revelou que “em termos de apoio da Câmara foi o compromisso possível, mas finalmente a obra apareceu, está publicada, os compromissos foram cumpridos, o Cónego Bonifácio insistiu em fazer este livro, que surge com 5 anos de atraso”, disse. Neste contexto deu algumas explicações, mas sublinhou que “a CMP reitera o seu apoio, vão seguir-se outras obras, possivelmente na Alagoa, e tentar cumprir uma promessa com o Dr. Garcia de Castro”.

A concluir, o Dr. José Polainas afirmou: “Tentaremos ainda, que seja publicado mais um livro sobre José Régio. Em tempos difíceis, é preciso alguma cooperação entre todos, felicito o Cónego Bonifácio, é importante saber que ainda há gente que se empenha e trabalha para que estas obras apareçam”.



Dr. Fernando Mão de Ferro:
“Obra importante para a história dos Fortios”

O Dr. Fernando Mão de Ferro agradeceu as presenças de José Polainas e público, “é um estímulo muito importante para o autor no lançamento de uma obra idealizada há muitos anos. “Gostaria de manifestar o reconhecimento ao Cónego Bonifácio Bernardo pelo seu interesse em levar por diante este trabalho com muito interesse sobre a Freguesia dos Fortios, e que é bastante importante para a população, e para a sua história. Foi preciso ir à procura de documentos para se saber a sua história, é uma autêntica dádiva, espero que os seus habitantes saibam um dia reconhecer este trabalho de grande qualidade com seiscentas páginas, feito com amor e carinho, só uma alma como o Cónego Bonifácio conseguia fazer.

A Edições Colibri está grata é um estímulo grande para o autor, agradeço igualmente aos músicos que aqui estiveram presentes”, concluiu o Dr. Fernando Mão de Ferro.



Cónego Bonifácio Bernardo:
"Quis servir as pessoas e a sua história"

O Cónego Bonifácio Bernardo agradeceu as intervenções feitas pelo Dr. Fernando Mão de Ferro e Dr. José Polainas e começou por aludir aos escritos na sua obra. É uma ousadia investigar a história de uma pequena aldeia do interior alentejano, S. Domingos dos Fortios.

Depois sublinhou que quis fazer a história das pessoas dos Fortios, apontando as razões desta publicação. “Em primeiro lugar por ser Pároco dos Fortios, entrou naquela terra em 14 de Outubro de 1984, e deixou de ser Pároco em 1 de Outubro de 2006. Quis conhecer as pessoas que ia servir, a sua história e cultura, esta a razão fundamental. Depois a sua inclinação para o estudo da história regional”.

Por fim, o Cónego Bonifácio apontou que o ex-Presidente da Junta, João Falcato, lhe formulou o pedido para escrever a Monografia dos Fortios”.

Reportando-nos a esta obra, o seu autor entre outras considerações interessantes escreveu: “Sem triunfalismo despropositado, eu quis ousar, na convicção de que só admiramos o que conhecemos e na medida em que o conhecemos. Dou a conhecer, para admirarmos, o que muitos, no passado, mas também no presente, fizeram e fazem por nós. Se dos fracos não reza a história, quem tem história é porque foi e/ou é forte. A história enche de orgulho e de estímulo quem a fez e quem lhe sucedeu e, por isso, também fortalece. É sempre rica e encantadora a história das pessoas simples. Importa conhecer as nossas raízes, porque foi através destas, por mais velhas e carcomidas que estejam, que a selva da vida chegou até nós. Ao longo de dezanove capítulos, revelo a terra em que tais raízes foram plantadas e o húmus da fé em que beberam e de que se alimentaram os nossos antepassados; o trabalho esforçado de tanta gente honesta, que aqui semeou suor e vida sempre a crescer, estimulada por desafiadores contrastes; os frutos generosos que nutriram sucessivas gerações; o tecido social que, mesmo que longínquo, porque impregnado de valores perenes, ainda hoje nos marca. O que escrevo fundamento-o em numerosas fontes, sobretudo manuscritas, disponíveis em Portalegre, as quais consultei directamente e cito abundantemente. Anseio por que a história da aldeia dos Fortios venha a ser aperfeiçoada.

O estímulo efectivo e o apoio financeiro de Mons. Doutor José Geraldes Freire, Cónego Jubilado do Cabido da Sé de Portalegre, foram decisivos para a publicação deste livro. Aqui lhe exprimo o meu penhorado agradecimento”.



Cónego Bonifácio Bernardo

O Cónego Bonifácio dos Santos Bernardo nasceu em Salvaterra do Extremo (Ïdanha-a-Nova), em 1944. Foi professor nos Seminários de Alcains e de Portalegre, bem como nas Escolas de S. Lourenço, Mouzinho da Silveira e no Colégio Diocesano de Santo António, em Portalegre. É director do Centro de Cultura Católica, do Secretariado Diocesano de Liturgia, ex-Pároco de Fortios e membro do Cabido da Sé de Portalegre. Tem publicação dispersa nos Semanários Reconquista e O Distrito de Portalegre. Colaborou nas edições de “O Cabido da Sé - Achegas para a sua história”, Portalegre, 1997, e de “Constituições Sinodais de D. Frei Amador Arrais” (1589), Portalegre, 1999. Adaptou à língua de Camões a versão original brasileira de S. Paulo - Um trabalhador que anuncia o Evangelho, edições Paulistas, Lisboa, 1993. Publicou artigos de ordem teológica, nas revistas Communio (edição portuguesa) e Lumen, e de ordem histórica, na revista A Cidade e no Boletim Pastoral da Diocese.

Artigo publicado no Jornal " O Distrito de Portalegre"




No dia, 07 de Fevereiro de 2009, ocorreu o lançamento do livro "Aldeia dos Fortios" na sede do Rancho Folclórico de Fortios.





Para ver o lançamento do livro "Aldeia dos Fortios" click no play da imagem seguinte: