domingo, 18 de outubro de 2009

Senhor Jesus dos Aflitos - Fortios






A propósito do livro "Senhor Jesus dos Aflitos". Actas da sua confraria, escreve o autor na introdução:


“As confrarias ou irmandades foram e são associações de fiéis cristãos que, no seio da Igreja, querem viver melhor a sua fé e incrementar o culto devido a Deus ou aos seus Santos. Irmanados em confraria, os fiéis associados valorizam a sua fé pessoal e, através das iniciativas próprias, promovem a fé dos outros.

Assim, as confrarias sempre mereceram por parte dos Bispos da Igreja estímulos e atenções particulares. A estima por elas caminhou sempre a par com a sua regulamentação, visando preservar o seu espírito mais genuíno.

A vida das instituições espelha-se sobretudo nas actas das reuniões dos seus membros. De facto, muito do que é feito, quer ao nível interno, quer ainda no foro externo, fica no silêncio: a reflexão, a programação, a execução, as diligências prévias. Porém, as actas constituem um instrumento privilegiado para conhecermos a história de qualquer instituição deste género.

Neste volume, desejo dar a conhecer, ainda que parcialmente [notemos que primeira acta é de 1827], a vida e a história da Confraria do Senhor Jesus dos Aflitos, constituída particularmente para promover o culto e a devoção a Jesus Crucificado, no lugar hoje chamado ‘do Senhor dos Aflitos’, na confluência das herdades da Pelica e da Juzarte, e dos concelhos de Portalegre e do Crato. Divulgar estas actas equivale a divulgar a história da confraria e, simultaneamente, a história desta devoção, no referido lugar. (Quanto à sua origem, preparo outro volume).

(…)

Numa região de poetas e de bons cantores, estranhei sempre que, nesta romaria, nenhum cântico específico exprima em comum a religiosidade e a fé dos peregrinos, sobretudo no dia da Festa. Por isso, consciente embora das minhas limitações no campo da poesia e no da música, tendo presente o ambiente daquele dia, decidi, com simplicidade, criar o cântico, que no fim apresento.

Portalegre, 13.09.1994.

In "Bonifácio Bernardo" - Senhor Jesus dos Aflitos
(Actas da sua confraria)







Letra e Música:
Bonifácio dos Santos Bernardo






SENHOR JESUS DOS AFLITOS

(Origens - 1713 - 1845)






Na introdução ao livro "Senhor Jesus dos Aflitos". Origens, escreve o Autor (excerto):


“A uma dúzia de quilómetros de Portalegre e a igual distância de Fortios, em cuja paróquia se integra, ergue-se, em aprazível, cuidado e procurado espaço, a igreja do Senhor Jesus dos Aflitos, envolvida por edifícios bem mais antigos (ermida, hospedarias, casa do ermitão...).

Podemos considerar praticamente inexistentes os estudos sobre a história da romaria que, em cada ano, ali se realiza, particularmente sobre a origem das suas manifestações de fé . Desde que, por inclinação pessoal, e também por força do meu ministério, tomei conta da paróquia de Fortios (14.10.1984), sempre me fascinou conhecer a história da devoção a Jesus crucificado, cuja Imagem é carinhosa e devotamente venerada no lugar, hoje justamente chamado "Senhor dos Aflitos".

Ali, a "alma religiosa" do povo alentejano exprime-se na sua singeleza; e o seu modo particular de ser também. Ali, todas as manifestações de piedade popular têm no seu centro a devoção à humanidade de Jesus Cristo. Encerram, pois, um dos aspectos mais profundos da fé revelada e, também por esta razão, merecem ser estudadas. É que a humanidade de Jesus revela a radical dignidade de cada homem. É neste contexto, sempre actual, que se insere também a devoção ao Senhor Jesus dos Aflitos.

As manifestações de fé, também quando assumem a forma de romaria, devem ligar-se às suas raízes mais profundas. O seu cordão umbilical histórico permite-nos descobrir a sua origem, as suas motivações, a sua nobreza, o seu valor, mas também as suas deficiências. É que, por detrás das diferentes manifestações de fé, estão sempre as pessoas, está a comunidade humana e religiosa que as promoveu, as sustentou e nelas participou, ao longo de gerações. Conhecê-los e, mais ainda, reconhecê-los enobrece-nos; ignorá-los e, pior ainda, menosprezá-los empobrece-nos, a dois níveis, em qualquer dos casos: ao nível da fé e ao nível da cultura.

Portalegre, Outubro de 1999.

In "Bonifácio Bernardo" - Senhor Jesus dos Aflitos
(Origens) 








Para comprar qualquer um destes livros, contacte o autor:
Bonifácio dos Santos Bernardo
Telemóvel: 938 490 015
Rua D. Agostinho de Moura (Seminário)
7300-120 Portalegre





Atenção

O administrador deste blog, informa, que para ver as fotos basta clicar sobre elas.