sexta-feira, 19 de junho de 2009

Encontro de Poetas Populares







O poeta do povo continua a surpreender através da expressão emotiva da genuína observação do quotidiano e do sentido das palavras simples e sábias. Por isso o Rancho Folclórico de Fortios, no dia 1 de Maio de 2009, promoveu um encontro que possibilitou a partilha de experiências e rimas, contribuindo para a preservação daquela vertente da cultura regional.


Este encontro teve como principal objectivo dar oportunidade aos Poetas Populares Alentejanos, com jeito para o verso, a apresentarem os seus trabalhos em forma de quadras, sextilhas, sonetos ou décimas.Não podemos esquecer que a poesia popular está vincada na identidade cultural do Alentejo, tal como acontece com o cante, o folclore, e os costumes.


Incentivámos os jovens a agarrar estas tradições porque elas têm tendência a desaparecer e poeta não é quem quer, só o é quem pode. Quase todos actuam de improviso e alguns sem sequer saber ler nem escrever.

Os costumes populares, a vida em família e o trabalho no campo constituem normalmente a temática dominante dos versos recitados. Este evento abriu as portas a novas edições.

Os clip's de video podem ser vistos em:


ou