O meu nome é Francisco Garcia e considero-me um simples aficionado. Nascido e criado no meu inimitável Alentejo (Fortios - Portalegre), vivo a Festa Brava de uma forma especial, com enorme paixão, entusiasmo, e muita dedicação… Sem raízes familiares ou antecedentes que o justificassem fiquei apaixonado por esta nobre arte do toureio; de tourear a pé, a cavalo ou na cara de um toiro… encontrando sempre em qualquer corrida a que eu assista algo de belo e harmonioso que me faz sentir particularmente BEM.
Não domino a arte de tourear em qualquer uma das suas vertentes nem aspiro a tal, mas, como já referi anteriormente, vivo enamorado pela tauromaquia.
Desde muito novo que, através de bons amigos fui ganhando e consequentemente alimentando o gosto por esta arte, tendo nascido em mim um sonho… não o de ser toureiro… não o de pisar a arena trajado de luces, ou montando a cavalo ou de jaqueta envergada, nesse campo fico-me pela bancada, simples aficionado com o meu bilhete pago ou por alguma brincadeira campera, quando a oportunidade surge e a coragem e paixão falam mais alto que a destreza e o saber… mas sim o de criar algo, que em volta da Festa Brava, servisse para continuar a alimentar a minha paixão e de certa forma divulgar, fomentar e fazer novos aficionados, uma tertúlia tauromáquica.
Diz o dicionário que “a Tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos”. Precisamente aquilo que eu pretendo!!! Um espaço em que amigos, e não só, se reúnam para falar, debater e aprender sobre toiros, para se beber um copo e assistir a uma daquelas corridas que nos ficam na memória, a que presenciámos ou desejávamos ter lá estado, para opinar sobre o sucedido na arena, para se escutar o trinar de uma guitarra e cantar um belo fado, para quando as vozes dão para isso ficarmos embebidos por uma moda alentejana ou então ouvir um pasodoble, elegendo eu o meu favorito, a Virgem de la Macarena…
Não me querendo enaltecer, tenho bastante orgulho no vasto espólio que possuo, fruto de mais de uma década de pesquisa e obtenção de tudo o que possa estar enquadrado com a Tauromaquia e que esteja relacionado com o nosso Portugal, dentro e fora de fronteiras. Dos inúmeros cartazes antigos, muitos centenários, outros de notável valor e significado, onde os nossos toureiros, quer a pé, quer a cavalo, e de jaqueta de ramagens, elevaram a nossa bandeira e a souberam dignificar da melhor maneira, fotografias de outrora, de ontem e de hoje, arte nas mais variadíssimas formas, e uma colecção de algumas centenas de livros de temática taurina, muitos deles verdadeiras relíquias para o verdadeiro aficionado.
Tudo isto um sonho meu…. Sonho para o qual tudo tenho feito para que se concretize, não apenas para minha satisfação e felicidade pessoal, mas para que os meus familiares, amigos, pessoas que me rodeiam, homens e mulheres dos toiros, simples aficionados, aspirantes a tal ou mesmo pessoas que sem nenhuma ligação à festa dos toiros queiram conhecer e todos eles possam desfrutar de algo que é único, sublime e que de certa maneira nos une.
Não pretendo pedir apoios a nenhum órgão do estado, nenhum subsídio ou algo do género, conto apenas com a minha força de vontade em levar este projecto avante, com o apoio dos meus queridos familiares e nunca esquecendo o apoio autêntico de alguns amigos que garantidamente vão ter um lugar de destaque na referida Tertúlia, o meu amigo Jorge Parrano, o Toninho, o Adérito, o pessoal da tropa e outros tantos que sabem que vou estar sempre contando com eles. Felizmente amigos não me faltam para enfrentar a vida e este apaixonante desafio de uma forma alegre e confiante no futuro.
Este texto não serve de publicidade ou de promoção pessoal para alguma coisa, sou um desconhecido na festa brava e assim pretendo continuar a ser, tal como eu disse antes, um simples aficionado. Apenas me aventurei a escrever estas palavras porque senti um desejo enorme de partilhar com os aficionados e publico em geral este meu “sonho”, cada vez menos sonho e cada vez mais realidade... e fazer desde já um convite a todos aqueles que estejam interessados que quando as portas da Tertúlia Tauromáquica de Fortios estiverem abertas, todos serão bem vindos, apareçam!!!
FRANCISCO GARCIA
Aficcionado Taurino
Aficcionado Taurino
Francisco Garcia ofereceu ao Sr. Eng. José Samuel Lupi, um Cartaz do seu vasto espólio.
O amigo Francisco emocionado conta-nos que foi uma tarde memorável, que ficará para sempre gravada na sua memória...
Que este sonho se torne uma realidade!